Com mais de 600 indústrias, o setor de iluminação gera mais de 37 mil empregos (incluindo a cadeia produtiva de luminárias, reatores e lâmpadas). Luminárias representam 61% do faturamento do setor. Lâmpadas, 28% e reatores, 11%.
O SETOR
A grande maioria das indústrias está concentrada na Grande São Paulo. Representam 58% do total. 25% estão localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. As 17% restantes estão no interior do Estado de São Paulo.
O faturamento do setor, em 2017, chegou a R$ 3,7 bilhões.
Luminárias representam 61% do faturamento do setor. Lâmpadas, 28% e reatores, 11%.
Sobre o Brasil
Brasil: economia diversificada e sustentável
O Brasil tem uma economia diversificada, instituições sólidas e segurança jurídica para os investidores nacionais e estrangeiros. Estes atributos, combinados a políticas sociais inovadoras e que são referência especialmente para os países em desenvolvimento, levam o Brasil a se firmar como uma das maiores economias do Século 21 e a desempenhar papel estratégico no cenário econômico mundial.
Com um vigoroso mercado consumidor, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras em diversos segmentos industriais e de serviços, como na indústria de exploração de petróleo, biotecnologia, aviação, telecomunicações, automação bancária, agronegócio e biocombustíveis, dentre outros. Rico em recursos naturais, o Brasil é grande produtor de alimentos e detentor de uma ampla base industrial e tecnológica, moderna e diversificada e se destaca cada vez mais também no cenário mundial em segmentos da economia criativa.
Líder na produção mundial de petróleo em águas profundas e superprofundas, o país se posiciona também como o maior produtor mundial de biocombustíveis. A diversificada matriz energética brasileira é a mais limpa entre todos os países. Metade da energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis. Atualmente, mais de 90% dos veículos licenciados no Brasil são equipados com motores flexfuel.
A criatividade e a diversidade cultural são marcas brasileiras presentes na indústria, na tecnologia e nos serviços produzidos no país. São características que contribuem para a economia brasileira ser cada vez inovadora, competitiva e sustentável.