“A Internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado externo.”

POR QUÊ EXPORTAR?

O Brasil possui um grande mercado interno o que, sem dúvida, representou uma oportunidade e uma situação cômoda para muitas empresas, que preferiram priorizar o mercado doméstico e não chegaram a se interessar seriamente pelas exportações. Entretanto, mesmo neste cenário, cada vez mais, os empresários brasileiros começam a considerar as exportações como uma decisão estratégica importante para suas empresas e para desenvolvimento de seus negócios.

Perceberam que, ao exportar, a empresa adquire um diferencial de qualidade e competência, pois precisa adequar seus produtos aos padrões do mercado externo, precisa gerenciar condições que não ocorriam anteriormente e obtém ganhos de competitividade. A empresa que passa a exportar de forma sustentável, geralmente, obtém melhoria da sua imagem com fornecedores, bancos e clientes e isso se reflete, também, em suas operações no mercado interno.

Neste contexto, o comércio exterior adquire cada vez mais importância para as empresas que querem crescer de forma sustentável. Além disso, a diversificação de mercados, também, representa uma maior segurança com relação à crises que, temporariamente, podem surgir.

Assim, as exportações, de modo geral, beneficiam as empresas e ao país, pois promovem o ingresso de divisas, a geração e manutenção de emprego e renda, o aumento na qualificação dos recursos humanos, a evolução e o crescimento do parque industrial e do universo empresarial como um todo.

Conheça mais alguns benefícios decorrentes das exportações:

 

Aumento da produtividade

Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.

Com o aumento da produção, naturalmente, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.

 

Melhora da qualidade do produto

Outra vantagem bastante perceptível é a melhoria da qualidade do produto. Esta também tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo.

Ao ingressarem no mercado internacional, as empresas adquirem tecnologia, pois os países desenvolvidos exigem dos seus fornecedores normas e procedimentos que, com o tempo, são internalizadas e passam a ser rotineiras e, assim, todos os seus negócios posteriores com o exterior, ou com o mercado interno serão feitos dentro dessas normas.

 

Diminuição da Carga Tributária

Quando se trata de uma exportação, é importante que o produto possa alcançar o mercado internacional em condições de competir em preço e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos:

 

IPI - Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados;

ICMS - O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações;

COFINS - As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas;

PIS - As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social;

IOF - As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras.

 

Melhoria da empresa

Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes).

Ao tornar-se uma empresa exportadora, a sua imagem muda. O seu nome e a sua marca passam a ser uma referência em relação à concorrência, e ela passa a ser vista como uma empresa de produtos de qualidade.

Os compradores no exterior são bastante exigentes, e tanto os clientes quanto os fornecedores sabem que a empresa que está exportando consegue colocar seus produtos no exterior graças ao seu esforço em se tornar mais competitiva.

A empresa passa a gerar novos empregos, devido ao aumento da produção, e os funcionários passam a sentir orgulho de trabalhar em uma empresa que exporta seus produtos.

 

Diversificação de mercados

A estratégia de destinar uma parcela de sua produção para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o que significa correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados ela atingir, menos dependente ela será.

Fonte: www.aprendendoaexportar.gov.br

 

Como Participar

 
Quais empresas poderão participar do Lux Brasil?

Empresas brasileiras, fabricantes nacionais que compõem a cadeia produtiva do segmento de iluminação separadas em 3 diferentes verticais:

 

Luminárias - Decorativas, Corporativas, Comercial, Hotelaria, Hospitalar, Clinicas, Industriais, Cênica, fachadas, monumental, Públicas, Áreas Classificadas, Emergência entre outras;

Componentes - Lâmpadas de LED, Reatores, Módulos de LED, Drivers de LED, Partes de Luminárias, Postes;

Outros nichos especializados - Módulos Fotovoltaicos para iluminação; Controladores

Empresas associadas ou não à ABILUX (associados obtém desconto no valor da mensalidade).

 

Passo-a-passo para adesão:

 

1º passo: Entrega dos documentos para participação no projeto – enviar para adesao@luxbrasil.net.

 

Termo de adesão para download 2017-2019

 

Enviar documentos comprobatórios da empresa (cartão de CNPJ, contrato social, catálogo PDF) – não será necessário para as empresa já associadas à ABILUX;.

 

2º passo: A empresa deverá optar pela associação ou ABILUX – se ainda não for associada.

 

3º passo: Preenchimento do questionário on-line – enquadramento na segmentação de maturidade exportadora.

 

4º passo: envio do documento original (termo de adesão)  - via correio para à Abilux.

 

Clique aqui e saiba os valores vigentes de mensalidade e outras informações sobre o Lux Brasil.

ASSOCIE-SE

Entre em contato com a nossa equipe e faça parte do Lux Brasil